Transformação e Transição Digital

facilita a comunicação e o trabalho digital

Para nós a Transformação e Transição Digital já começou há muito

Antecipámos desde muito cedo as tendências e necessidades futuras e por isso, já em 2002 iniciámos o desenvolvimento no nosso ERP SIAG-AP para a Administração Pública, numa lógica completamente orientada à Web.

Não existe uma verdadeira transformação digital sem sistemas que facilitem a comunicação e o trabalho digital de todas as pessoas interessadas no ecossistema de uma organização pública, como sejam os seus trabalhadores, dirigentes, auditores internos ou externos, entidades oficiais, fornecedores, clientes, entre outros.

O sistema deve facilitar de forma integrada, a interação com todos aqueles agentes, sem acréscimo adicional de trabalho para a organização como um todo

De igual modo, através dos instrumentos adequados, o sistema deve disponibilizar de forma digital, através de portais web específicos e de forma completamente automática, a informação que interessa a cada grupo de utilizadores, sejam internos ou externos à organização.

Esta “democratização” de acesso à informação por cada parte interessada, potencia a autonomia de cada utilizador, estimula a sua criatividade, aumenta a sua produtividade e, por consequência aumenta a sua motivação.

Transformação e Transição digital

Da parte da SIAG a melhor forma de demonstrar como se consegue a transformação digital é dar alguns exemplos

Exemplos baseados em mecanismos e instrumentos facilitadores, que o nosso sistema SIAG-AP disponibiliza:

Portais Web

Para cada grupo de interessados podemos desenhar e disponibilizar um Portal Web personalizado e orientado a necessidades específicas, seja para o trabalhador, chefia, auditor interno ou externo, cliente, fornecedor ou outro. Nem todos temos as mesmas necessidades nem os mesmos interesses e portanto é importante personalizar as soluções.

A informação a disponibilizar é efetuada de forma automática e segura, libertando os trabalhadores das tarefas de rotina nomeadamente, de compilar e disponibilizar informação, de forma manual.

Facilitar a Comunicação Digital de Mensagens

Capacidades para a definição e envio de mensagens automáticas dentro do sistema entre utilizadores ou para utilizadores externos organização, através de email ou SMS.

É possível configurar eventos para envio das SMS e emails quando um registo é efetuado no sistema, sem necessidade de intervenção manual do utilizador.

Facilitar o Envio de Documentos Eletrónicos

Capacidade para definição e envio de emails, com anexos em pdf, de informação produzida no sistema para utilizadores internos ou externos.

É possível configurar eventos para envio de documentos por email quando um registo é efetuado no sistema, sem necessidade de intervenção manual do utilizador.

Arquivo Eletrónico

Capacidades para arquivo eletrónico de documentos (em formato PDF) para qualquer documento produzido no sistema. É possível também arquivar no sistema e associado a um registo qualquer, documentos eletrónicos que foram produzidos fora do sistema ou de origem externa à organização.

Interoperabilidade entre Sistemas via WS

Capacidades para integrar com outros sistemas da organização, ou fora desta, através de WebServices, para potenciar desta forma a produtividade evitando igualmente redundância de dados e erros por integração manual. Um exemplo típico é a faturação eletrónica e a integração com a ESPAP.

Não existe uma verdadeira Transformação Digital, sem sistemas que facilitem a comunicação e o trabalho digital de todas as pessoas interessadas no ecossistema de uma organização pública.