As Pessoas

Quem nos move

As pessoas em primeiro lugar

Superar desafios é a palavra chave para os nossos clientes.

Por isso é que desde muito cedo respondem a novas exigências e às obrigações legais, nomeadamente ao SNC-AP.

Para eles, tal como para nós, a mudança é uma oportunidade de melhoria, uma oportunidade para melhorar o funcionamento dos serviços, uma oportunidade para melhorar os instrumentos de gestão que potenciam os desempenhos.

Desempenhos que superam os habituais constrangimentos de recursos.

Juntos, e em equipa, cumprimos as obrigações legais, melhoramos o funcionamento dos serviços, melhoramos desempenhos e partilhamos momentos gratificantes!

O que dizem sobre nós

Testemunhos

Fernanda Campos

Secretária-geral da Presidência da República (SGPR)

“… O juízo favorável à conta de 2018, recentemente formulado pelo Tribunal de Contas, dá a garantia de se ter escolhido o caminho correto na transição operada ao longo do ano 2018 e permite-me reiterar a confiança que deposito no SIAG, enquanto ferramenta de trabalho dinâmica, parametrizável, flexível e no qual me é possível operar com elevado grau de autonomia.”

Cláudia Zacarias e Jorge Oliveira

Universidade de Évora

“O SIAG-AP é uma ferramenta de trabalho integrada que facilita todo e qualquer processo na gestão diária de recursos humanos numa organização, em todas as suas vertentes. Na Universidade de Évora, o processamento de vencimentos é uma área muito sensível e que não pode falhar. Com o SIAG-AP o processamento de salários, remunerações e contribuições numa escala elevada torna-se simples, rápido e seguro. A parametrização do cálculo de vencimentos, retroativos, etc. é muito flexível, permitindo rápida adaptação às regulares alterações legislativas. A utilização do SIAG AP é bastante intuitiva sendo possível num único passo inserir/alterar dados relacionados com a vida profissional dos trabalhadores da Universidade de Évora. De destacar ainda duas funcionalidades muito úteis: – SIAG – Gestão de Tempos que permite de uma forma rápida efetuar o controlo automático da assiduidade e efetuar o seu processamento mensalmente – SIAG – Avaliação de Desempenho que facilita todo o processo de gestão dos ciclos da avaliação de desempenho em todas as suas etapas.“

Ana Perestrelo

PATRIRAM - Titularidade e Gestão de Património Publico Regional, SA

“A plataforma SIAG é a minha ferramenta de trabalho de alguns anos a esta parte. Inicialmente apenas para a Contabilidade Orçamental desde 2012, ano em que a empresa pública para a qual trabalhava foi reclassificada e passou a ter obrigatoriedade de prestar contas em SNC e em Contabilidade Orçamental. Em 2018, com a obrigatoriedade de prestar contas em SNC-AP, estive desde o início na implementação de todo o processo. Foi uma transição deveras complicada já que faltava conhecimento quer do SNC – AP em si quer da forma de trabalhar do sistema. Em Dezembro de 2018 iniciamos a formação com o consultor da SIAG. Esta e todas as formações posteriores permitiram-me adquirir um conhecimento muito mais abrangente da forma como o SNC-AP cruza informação entre as várias demonstrações financeiras, entre a contabilidade patrimonial e orçamental e de que forma podemos verificar os vários mapas a fim de os submeter na UNILEO sem qualquer erro. Em 2019 conseguimos submeter as contas em SNC-AP. Sem o apoio da SIAG e dos seus consultores não o teríamos conseguido. Para além de todo o apoio prestado sempre que solicitado, existe algo que na minha opinião faz toda a diferença: a SIAG transmite conhecimento, atua de forma que nós utilizadores sejamos capazes de ultrapassar os problemas e as dificuldades que vão surgindo. Desta forma tornamo-nos quase autónomos e somente em situações que nos ultrapassam solicitamos apoio, o qual é quase automático. Neste momento a minha organização presta informação mensal à UNILEO sem qualquer problema. Sempre que surge um erro sei que conto com o apoio do consultor SIAG. Obrigada!”

Ruben Bravo

Universidade de Évora

“A Universidade de Évora utiliza o sistema da SIAG desde 2012 Nestes quase 10 anos de coexistência a experiência tem sido fenomenal. Um sistema intuitivo e fácil de utilizar por todos os utilizadores e ajustado à realidade do setor público. Um sistema que assegura a prestação de contas de forma automática e que integra todos os módulos necessários ao funcionamento das instituições públicas. Sendo altamente parametrizável permite que cada utilizador tenha as suas próprias pesquisas o que facilita bastante a ação dos utilizadores. Em suma um sistema amigo dos utilizadores.”

Carlos Gonçalves

Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira

“O sistema de Normalização Contabilístico das Administrações públicas, veio aumentar o volume de trabalho, com a agravante de que foi decisão do Conservatório efetuar o fecho de contas com empenho dos colaboradores desta Instituição. Foi com o apoio incondicional, da equipa da SIAG que conseguimos ultrapassar as divergências de valores e ser esta instituição a fechar para orgulho da nossa intuição. A Dedicação por parte dos elementos da SIAG ajudou a que conseguíssemos ter mais autonomia. Sem este apoio sem horário nem distinção de dias de semana ou fim de semana tal não era possível. Assim foi possível apresentar as contas ao Tribunal de contas segundo a instrução 1/2019. Um excelente exemplo de trabalho, dedicação e simpatia para com os clientes, um trabalho de equipa que resulta na perfeição.”

Joana Santos

Escola Superior Náutica Infante D. Henrique

“A minha experiência com o SIAG tem vindo a evoluir ao longo do tempo. Com a ajuda da equipa SIAG, consigo cada vez ser mais autónoma e retirar do sistema todas as informações necessárias para a prestação de informação ao exterior e aos órgãos de gestão. Aproveito para agradecer toda a disponibilidade e ajuda, sempre que necessário, da equipa.”

Isabel Gomes

Instituto de Desenvolvimento Regional, IP-RAM

“O apoio da SIAG tem sido fundamental na prossecução dos objetivos do IDR, IPRAM, no que diz respeito ao reporte das demostrações financeiras e orçamentais, bem como à prestação de contas de acordo com a Instrução nº 1/2019 do Tribunal de Contas. O IDR esteve presente numa formação inicial ministrada pela SIAG, onde para além de um apoio incisivo e imprescindível no tratamento da informação de prestação de contas, com a utilização do referencial contabilístico SNC-AP, foram dadas a conhecer diversas ferramentas que permitiram conhecer melhor a aplicação SIAG-AP e utilizá-la de uma forma mais autónoma e eficiente. Enalteço a postura colaborativa e proativa da SIAG sempre que é solicitado apoio na aplicação SIAG-AP, para além da disponibilização de notas técnicas que nos permitem resolver as situações dúbias, de uma forma mais assertiva e independente.”

Paula Luísa Jardim Duarte

IVBAM - Instituto Do Vinho, Do Bordado E Do Artesanato Da Madeira, I.P.

“O IVBAM no exercício de 2018, implementou na plataforma SIAG a transição do POCP para o SNC-AP, tendo conseguido entregar as suas contas já no novo normativo dentro do prazo legal para o efeito. Esse objetivo foi conseguido devido à colaboração que existiu entre a SIAG e este Instituto, na parametrização e implementação da aplicação e dos novos relatórios e ficheiros exigidos pelo SNC-AP, através da formação ministrada ao pessoal e à disponibilização da sua equipa técnica ao longo de todo o processo para os esclarecimentos de dúvidas que surgiram, tendo conseguido tornar as Entidades que trabalham com o SIAG o mais autónomas possíveis, não só no ano da transição como também nos anos seguintes, pois consideramos a plataforma SIAG uma aplicação dinâmica e flexível que responde facilmente às exigências e particularidades que nos são solicitadas, confirmando-se o sucesso de todo este trabalho e colaboração, através da homologação das contas deste Instituto dos exercícios de 2018 e 2019.“

Elisabete Ferreira

Instituto Politécnico de Tomar

“Os desafios da gestão da Administração Pública adensam-se, sendo exigidos níveis crescentes de eficiência, controlo, transparência, rigor e qualidade pelos órgãos de controlo e cidadãos. Mais do que nunca, as instituições públicas têm de transformar os seus modelos operacionais para conseguirem responder aos desafios atuais, de forma sustentada, e antecipar as necessidades e constantes mudanças. Alcançar os níveis de eficiência desejados, garantindo transparência e rigor, só é possível com tecnologia adequada e recursos qualificados. A SIAG é o parceiro tecnológico que tem garantido, com sucesso, a conciliação entre as potencialidades do SIAG-AP com o conhecimento profundo das normas a que a área do Ensino Superior se encontra sujeita, nomeadamente: o controlo do orçamento da receita e despesa; as especificidades dos contratos públicos e respetivos limites previstos no Código de Contratação Pública (CCP); controlo do mapa de pagamentos em atraso e dos compromissos pelos Fundos Disponíveis (LCPA); a Prestação Eletrónica de Contas para o Tribunal de Contas; a prestação de informação orçamental e económico-financeira na UniLEO (Unidade de Implementação de Lei de enquadramento Orçamental); a gestão de recursos humanos, entre outras. A experiência dos seus consultores e conhecimentos tecnológicos permite traçar a estratégia mais adequada ao nosso organismo, compreendendo um conjunto de serviços e soluções de suporte aos utilizadores que visam modernizar, flexibilizar e otimizar os processos de gestão, garantindo extrair o máximo potencial dos seus recursos e resultando numa melhoria da satisfação, produtividade e comunicação entre os stakeholders da instituição. A relação do Instituto Politécnico de Tomar com a SIAG visa criar valor de forma sustentada.“

Rui Ferreira

APRAM – Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira, SA

“A APRAM, SA. utiliza o SIAG desde 2011 para efetuar o processamento de salários. O meu primeiro contacto foi há cerca de 2 anos, com perfis de utilização distintos desde então: lançamentos periódicos, obtenção de dados/informação, integração entre sistemas e processamento efetivo de salários. Neste momento a minha intervenção é solicitada quando surgem novas situações ou quando há alterações nas parametrizações e sempre que é necessário extrair/exportar informação, ou seja, o meu contacto com o sistema é esporádico, o que poderia levar a uma menos boa experiência. Mas não é o caso, ou seja, percebendo o funcionamento do ‘motor’ de processamento de salários bem como a forma como a base de dados foi idealizada, é relativamente simples e intuitivo usar a aplicação de forma produtiva. Sempre que necessário o suporte da SIAG responde de forma célere aos pedidos que temos efetuado, ajudando a resolver as situações que requerem conhecimentos específicos e que não dominamos naquele momento.”

José Cabanas

Instituto Politécnico de Beja

“Foi no decorrer do ano de 2010 e após trabalho conjunto com a equipa da SIAG que se operacionalizou todo processo de mudança para o novo sistema no Instituto Politécnico de Beja, iniciando-se a utilização do módulo de Recursos Humanos do SIAG. No Serviço de Recursos Humanos do IPBeja a adaptação ao sistema SIAG foi rápida, uma vez que a sua implementação foi adaptada à realidade e procedimentos existentes no serviço. Atualmente o SIAG é utilizado de uma forma autónoma por toda a equipa, apenas necessitando pontualmente a intervenção da empresa. Ao longo da última década, ocorreram muitas e grandes alterações legislativas na Administração Pública, nomeadamente na área dos recursos humanos. No entanto tem havido sempre uma resposta capaz e atempada por parte da SIAG e uma preocupação constante em adaptar o sistema ao que é legalmente exigido, efetuando atualizações ao sistema sempre que é necessário. Sendo o ensino superior uma área com bastantes particularidades e exigências próprias no diz respeito aos reportes de informação sobre os seus recursos humanos, o sistema SIAG permite atempadamente dar resposta ao que nos é solicitado. Em suma e no que diz respeito ao módulo de Recursos Humanos, o SIAG oferece uma resposta completa quer nos processamentos efetuados no serviço, quer nos inúmeros mapas e reportes exigidos pelas várias entidades. “exigidos pelas várias entidades.”

Dércia Farinha

CARAM - Centro De Abate Da Região Autónoma Da Madeira, EPE

“Os desafios relativos à implementação do SNC- AP foram extremamente exigentes não tendo o CARAM sido diferente. A introdução do SNC-AP no CARAM implicou mudanças significativas em todos os workflows implementados na empresa. O esforço de adaptação a este novo referencial foi sempre acompanhado de perto por parte da SIAG, que esteve presente em todo este processo, alavancando e colaborando, diariamente, com a equipa do CARAM ao longo de todo o caminho que consubstanciou a entrada em vigor do SNC-AP. Além da elevada competência técnica do seu apoio não poderei deixar de ressalvar a simpatia e disponibilidade que demonstrada ao longo de todo este processo. A implementação do SNC_AP em pleno no CARAM, EPERAM constituiu uma vitória não só do organismo, mas também da Direção Regional de Informática em representação do Governo Regional e da SIAG. As sinergias criadas durante o período de implementação são mais-valias ainda hoje na resolução dos pequenos problemas que surgem no dia-a-dia de cada instituição. Todos juntos conseguimos criar uma equipa de excelência assente numa solução técnica que satisfaz efetivamente as necessidades da nossa organização. Com base neste histórico tenho a certeza que abordaremos os próximo desafios, como a implementação do subsistema de Contabilidade de Gestão, de forma cada vez mais otimista.”

Isabel Arouca

Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, IP

“O sistema SIAG que, no caso da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, engloba toda a área administrativa, financeira e de recursos humanos responde de forma eficaz às necessidades internas de Gestão e aos normativos legais impostos pelas diversas regras da Administração Pública. Sendo chefe da Divisão de Gestão da Cinemateca desde 2017 pude acompanhar a transição para o SNC-AP, assim como a implementação de funcionalidades que permitiram realizar a Gestão de Tempos e a integração com outras plataformas. Todos estes novos momentos tiveram lugar com muito esforço das equipas da Cinemateca e da SIAG que funcionaram em estreita colaboração. Posso afirmar que considero o SIAG um sistema sólido e fiável e que a empresa conta com uma equipa de suporte competente e sempre disponível.”

Orlando Quintal

Madeira Tecnopolo

“Desde a primeira hora, em 2015, aquando do início dos trabalhos em SIAG, que sempre foram prestados todos os nossos pedidos, dúvidas, ajudas, um sem fim de situações que por parte da SIAG e em particular por parte do nosso gestor de cliente, que sempre nos ajudou em tudo, uma excelente ajuda. De relevar as magnificas formações ministradas pela SIAG, que nos ajudaram a passar de SNC, para SNC-AP e nos prepararam para a contabilidade publica. Um muito obrigado.”

Rita Gouveia

Sociedades de Desenvolvimento

“O SNC-AP trouxe muitos desafios às empresas , especialmente a submissão dos mapas para a UNILEO e para o Tribunal de Contas. Estes desafios foram e continuam a ser superados pelas Sociedades de Desenvolvimento através do apoio que temos tido da SIAG e dos seus técnicos. Este apoio tem sido muito importante para conseguirmos submeter os mapas mensais na UNILEO e as contas finais no Tribunal de Contas.”

Rui Pintado

Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.

“A Estratégia para a Transformação Digital da Administração Pública 2021-2026 tem como visão uma “Administração Pública mais digital: melhores serviços, maior valor”. Para que esta visão seja alcançada é fundamental que as entidades do setor público estabeleçam parcerias que promovam o conhecimento enquanto meio para prestar serviços de forma mais rápida, mais eficiente e mais transparente. Também o IPDJ, IP tem dado o seu contributo para a transformação digital justamente porque procura aperfeiçoar os seus processos de forma a dar mais e melhores respostas aos seus stakeholders. E para isso, necessita de verdadeiros parceiros que conheçam o seu negócio e estejam disponíveis para ajudar a encontrar soluções que resolvam os desafios que vão surgindo ao longo do percurso. A SIAG é, sem dúvida, um dos verdadeiros parceiros tecnológicos do IPDJ, IP, porque tem contribuído constantemente com propostas de valor acrescentado que têm conduzido à melhoria dos processos internos com uma equipa sempre disponível para responder às solicitações”.

José Geraldes

Universidade Aberta

“Desde que mudamos para o sistema SIAG, conseguimos várias melhorias no funcionamento da Universidade Aberta nomeadamente: Controlo e gestão da contas disponibilidades – estão reconciliadas diariamente com o balancete analítico. As contas terceiros, nomeadamente clientes estão atualizadas diariamente com o software de gestão académica, uma integração automática que o TdC recomendou e já está a funcionar desde meados de 2020. Maior apoio (quase na hora) dos trabalhadores da SIAG na resolução de problemas. As amortizações são efetuadas com uma maior rapidez sem problemas no seu cálculo. Os ficheiros UNILEO – cerca de 10 que são enviados mensalmente até ao dia 20 de cada mês referente ao mês anterior, têm sido enviados com sucesso. Os mapas 71 e 72 mapas de controlo orçamental da despesa e da receita respetivamente estão atualizados diariamente e que são a base do reporte mensal no SIGO. Achamos que há ainda muita margem para melhoria e para um excelente desempenho, que será conseguido à medida que os serviços vão adquirindo um conhecimento mais profundo desta ferramenta.”

Alexandra Santos

Escola Superior Náutica Infante D. Henrique

“A Equipa SIAG é muito disponível e ensina a retirar do sistema todas as informações necessárias para a prestação de informação que se torna necessária enviar ao exterior, bem como aos Órgãos de Gestão.”

A mudança para nós é uma caminhada gratificante porque no final, ainda ganhamos tempo para fazer outras coisas que também gostamos.