Gestão por Processos

Altos níveis de maturidade, proporcionam altos níveis de prontidão e de desempenho

Falar hoje de maturidade organizacional é falar de desempenho, ou seja, fazer as coisas certas e bem, com eficiência, eficácia e economia, mas é também falar das dimensões socioculturais, ambientais, energéticas, ou seja, falar de sustentabilidade. Cada organização deveria percepcionar o estado ou nível de maturidade em que se encontra. O nível de maturidade organizacional dá-nos expectativas quanto à capacidade de execução da organização nas dimensões atrás referidas. Ou seja, tem ou não a organização as competências necessárias para atingir os resultados desejados?

Maturidade Organizacional

Falar hoje de maturidade organizacional é falar de desempenho, ou seja, fazer as coisas certas e bem, com eficiência, eficácia e economia, mas é também falar das dimensões socioculturais, ambientais, energéticas, ou seja, falar de sustentabilidade.

Gestão por Processos

O conceito da gestão por processos não é novo na maior parte das organizações surge precisamente para melhorar o funcionamento das organizações, obter melhores resultados e satisfação dos seus clientes.

Maturidade e Mudança

Maturidade organizacional acarreta naturais mudanças em especial no aperfeiçoamento das práticas de trabalho das organizações, ou seja, dos seus processos. Estas práticas de trabalho têm que estar alinhadas com os objectivos da organização para que se possam produzir os resultados desejados, ou seja, a organização deve equacionar o seu referencial estratégico para um devido enquadramento dos objectivos e indicadores de desempenho com os seus processos como já referido.

O Conceito BPM

O que é o Business Process Management ?
É um novo conceito que apela a uma visão holística da gestão, baseada na optimização e na melhoria contínua dos processos organizacionais para maximizar a satisfação dos clientes. Esta visão proporciona às organizações a flexibilidade necessária para responder às constantes mudanças que a realidade de hoje impõe.